Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NAMORO NA PRESENÇA DE DEUS

Ser pai, mãe ou educadores em nossa cultura atual é uma tarefa nada fácil, primeiro porque é necessário assumir, diante de tantos outros, um caminho pelo qual deve-se pontuar a autoridade e as decisões tomadas com relação aos filhos. Depois, porque a desgastada comparação com o passado já era. Os caminhos são outros, os educadores são outros, os adolescentes são outros, mas lembrem-se! Deus continua o mesmo e seus ensinamentos. Neste panorama e nesta fase da vida, o namoro atinge níveis de comportamentos que preocupam muito os pais e os educadores. Algo que deveria ser natural, belo, prazeroso e educativo, passa a ser um drama quando encarado como proibido para a idade ou como uma caixa de surpresas: companhias, sexo, gravidez e doenças.
É possível que alguns jovens pensem, porque estão namorando, então automaticamente estão fazendo a vontade de Deus, pois não estão “ficando” como o mundo faz. Mas esse não é um conceito correto. O namoro exige maturidade emocional, espiritual e até física. O cristão precisa seguir os princípios bíblicos, não somente no namoro, mas em todas as situações. Por isso os jovens cristãos que já estão namorando, devem estar atentos aos padrões de santidade, espiritualidade e domínio próprio contidos nas Escrituras. O namoro é um período muito bom, e é perfeitamente normal que jovens crentes queiram iniciar ou manter um namoro.
Com a acessibilidade do mundo moderno, onde os padrões se distorcem e às vezes se confundem, é possível que haja umas mudanças no relacionamento, por isso, para glorificar a Deus no namoro, o jovem tem que ter maturidade espiritual para estabelecer limites, para controlar os desejos pecaminosos, e precisa conhecer a Bíblia, para que haja orientação mútua a respeito disso. Entretanto, é preciso entender que um namoro cristão envolve alguns pontos importantes.
  Padrões a seguir: Deus está orientado em nosso padrão de namoro e pode nos dirigir e orientar, basta buscarmos sua direção. Ele anseia por casais de namorados que queiram acima de tudo, santidade. O nosso padrão de namoro não é uma mera questão de fazer ou deixar de fazer algo, mas reflete o nosso amor pelo Senhor e nossa vontade de honrá-lo da melhor forma. Talvez tenhamos que nos sacrificar e dizer não às coisas que todo mundo faz e que podem nos dar prazer. Mas se tudo isso é para agradar ao Senhor e honrá-lo, então deve valer a pena. Porque não? Porque não tentarmos ser diferentes do mundo em vez de aceitarmos e copiarmos seus padrões?
Pontos para Reflexão:

·         Intenções.Para manter a conduta cristã no namoro, o cristão precisa discerni os seus desejos se são lícitos ou ilícitos. Se os seus desejos coincidem com a vontade de Deus estes desejos são lícitos, mas quando estes desejos contrariam a vontade de Deus estes são ilícitos. Hoje na sociedade atual, as pessoas até zombam dos que são puros, alguns chegam a dizer que não é possível ser puro, alguns afirmam “A prática do sexo é necessária antes do casamento”, (contrariando a palavra de Deus, pois a Bíblia diz: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra Salmo 119.9)
a)      É possível manter uma conduta no namoro cristão de acordo com os princípios bíblicos nos dias de hoje?
·          “Acessibilidade”! Todos nós temos desejos, cada um o desejo pertinente a sua idade, mas devemos nos cuidar, fugindo das paixões desse mundo, e cuidando do templo do Espírito Santo. O mundo escancarou literalmente as portas, no sentido de atrativos para os jovens, mostrando e deixando ao alcance uma riqueza em informações e materiais que desperta o gosto de querer provar tais atrativos.  Não sigam os conselhos dos “educadores modernos”, que são conselhos onde tudo é permitido, liberado e imorais, embora para a sociedade atual fica difícil dizer o que é imoral, pois a sociedade está aceitando tudo, mas não devemos nos conformar. (E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2). Aproxime mais de Deus, ele te dará graça, para suportar seus desejos. (Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.Lamentações 3.27)
b)      É possível não ter desejos ilícitos quando tem acesso a filmes, internet, revistas e outros materiais pornográficos? 
·           Sexualidade. Sexo antes do casamento e suas consequências.
Mas o que a Bíblia diz sobre o sexo:
1. Deus é a favor do sexo. Ele o criou puro, limpo, bonito e deseja que suas criaturas o desfrutem plenamente no casamento.2. O propósito do sexo é:
A. Procriação - a extensão do amor dos pais na concepção dos filhos.
B. Comunicação - unidade conjugal.
C. Recreação - o prazer conjugal.
3. Deus planejou o sexo para o casamento.
Confira em Gen.1:28 Hebreus 13.4 ; 1 Tessalonicenses 4. 3-8 ; 1 Coríntios 6. 12-20.
c)   Vocês formam um casal perfeito e se amam muito, vocês acham certo ter relação sexual, já que existe amor?
d)   É certo o conceito de que devemos conhecer sexualmente nossa parceira antes de casar pra saber se vai dar certo, se existe algum defeito?

By Etienn Lauffer e Maysa Uchôa

Um comentário: