Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2012-SERÁ O FIM?

2012
 SERÁ O FIM ?

O fim do mundo se aproxima? Será que a humanidade já tem dia marcado para deixar de existir? De acordo com escritos deixados pelos Maias, o planeta Terra tem cinco ciclos, de 5.125 anos cada um. No dia 21 de dezembro de 2012, exatamente daqui a um ano, é o final deste quinto ciclo. Muito se fala a respeito do que pode acontecer. Sobre a teoria, o que vem sendo falado por muitos é de que seria o fim do mundo. Filmes já entraram na onda da profecia, como o da foto acima do filme "2012". Nas redes sociais, o tema é sempre recorrente.

A teoria de 2012 divide opiniões. Muitas partem das diferentes interpretações dos relatos maias em si. Mas o que seria esse fim exatamente ainda é uma incógnita, que causa certa euforia. Há quem ache que haverá a inversão dos polos terrestres, causando terremotos e tsunamis, deslocando os continentes de sua posição atual. Outros dizem que as grandes catástrofes ocorrerão depois que um meteoro ou astro passar perto da Terra. A grande maioria, porém, não dá créditos para o assunto.

Para alguns populares, o fim do mundo não é real. O programador William Vale afirma que se o homem atual, com toda a tecnologia disponível, não conseguiu desvendar o futuro, seria impossível os Maias o terem feito em sua época. O analista de sistema Elter Souza, de 26 anos, também afirma que não acredita que seja o fim do mundo, pois como os próprios Maias disseram que outros ciclos já haviam sido completados, este é só mais um que se finaliza.

O fim do mundo já foi tema até de minissérie, exibida pela "TV Globo" em 1996, que levava exatamente este nome. Músicas também já abordaram o tema, questionando o que cada um faria se só lhes restassem um dia. O próprio mito de 2012 se tornou famoso após um filme hollywoodiano que contava como seria o fim, recheado de catástrofes naturais, nas quais somente quem tivesse dinheiro e se preparado para entrar em um refúgio sobreviveria.
De acordo com o doutor em História das Religiões, Edgard Leite, grande parte do que se fala sobre o fim do mundo em 2012 "se deve à credibilidade fiel que é dada por parte da população a partir da divulgação de filmes que sensacionalizam a teoria, quase transformando em uma lenda urbana". De acordo com ele, não há necessariamente uma má interpretação do que realmente a teoria diz, mas uma não procura dos populares sobre o que realmente diz a teoria. Edgard diz que ainda não há a comprovação da correlação entre o nosso calendário e o calendário Maia.

Há quem associe as grandes catástrofes naturais, que estão se tornando mais comuns, como comprovação de que o planeta está próximo do fim. "A possibilidade de grandes terremotos, evidentemente, existe sempre, e ainda não descobrimos meios de prevê-los, mas nenhum deles, por mais violento que seja, implicará em um final dos tempos em 2012", afirmou Edgar . Ele ainda diz que as diversas teorias criadas sobre o temido fim são atribuídas à fragilidade humana.

O professor de Sociologia e Filosofia, Rafael Barreto, explica que as religiões, além de buscarem respostas para a morte, vêm com o propósito de nos religar a algo que foi perdido anteriormente, o que seria o nosso fim. "O fim da humanidade é se religar, se conectar à sua origem, o que é a base de sua existência". Para Rafael a teoria também é falha, pois nem mesmo os Maias conseguiram controlar seu próprio futuro.

A verdade é que enquanto o dia 21 de dezembro de 2012 não chega, o assunto continuará repercutindo. Nas redes sociais há diversos debates sobre o assunto, entre pessoas que acreditam e as que não creem. Há sites que já fazem a contagem regressiva para o nosso fim, contando dias e até segundos, além de acompanhar tudo o que acontece no mundo. Já há até quem já pense no que fará no último dia. O estudante Alan Muniz, de 24 anos afirma: "Eu vou fazer de tudo para sobreviver. Se for para morrer que seja tentando".
 O de  fim do mundo deve ser bastante lucrativo para Honduras. Dono de importantes ruínas maias, o destino aposta na promoção do fim do mundo, previsto pelos maias para 2012 – último ano de seu calendário. O Instituto Hondurenho de Turismo promoverá ao longo de 2012 diferentes eventos em Copán Ruínas, a cidade onde viveram os maias. “O que esperamos em 2012 são milhares de turistas nacionais e estrangeiros que serão testemunhas da contagem regressiva do fim do calendário maia”, diz a secretaria de Turismo de Honduras, Nora Schauer.

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, participará do lançamento do projeto, abrindo a programação de atividades culturais que integram o Copán 2012. As ruínas de Copán estão localizadas a 400 quilômetros de Tegucigalpa, capital de Honduras, em região fronteiriça com a Guatemala.


Um comentário: